Fiat reinventa o Uno

A Fiat apresentou nos dias 4 e 5 de maio, na Praia do Forte, Bahia, o novo Uno. Uno que agora do antigo só restou o nome. Um carro completamente novo no qual foram gastos mais de um milhão de horas de trabalho em seu desenvolvimento e mais de 6,5 milhões de quilômetros rodados durante os testes do novo Uno. Um carro realmente novo, no qual somente 18% dos componentes são compartilhados com outros modelos da marca. Ao olhar o novo, os menos entendidos não se darão conta que se trata daquele carro lançado em 1983 desenhado por Giorgetto Giugiaro. Da identidade original do modelo sobraram as formas quadradas do modelo (que agora são quadrados arredondados) e o conceito do carro ser desenhado de dentro para fora, priorizaram o espaço interno e depois próprio desenho do carro.


Design “Round Square”
O design do carro visou ser uma releitura da forma quadrada do Uno original, agora tratam-se dos quadrados com os cantos arredondados, que a Fiat chamou de “Round Square”. Inclusive durante a apresentação do modelo a Fiat fez alusão ao design dos produtos da Apple para explicar o conceito de quadrados arredondados. A primeira vista o design do Uno remete a dois modelos já conhecidos, o Kia Soul, e o Citroën C3 Picasso (este por enquanto só vendido na Europa). As lanternas traseiras são verticais na parte superior são formadas por três quadrados arredondados. A tampa do porta-malas tem seus cantos arredondados e o novo logotipo do nome uno, insere cada letra dentro um “round square” para formar o nome. Visto de frente o modelo conta com grandes faróis de cantos arredondados que invadem ligeiramente a lateral e o capô. Outro recurso de design interessante usado na dianteira foi a assimetria, foram criados três quadradinhos somente do lado direito do logotipo que simulam uma tomada de ar do motor, mas são só um recurso estilístico. Visto de lado o Uno até lembra um monovolume devido ao seu formato de caixotinho. Destaque também são as grandes janelas que colaboram para uma boa visibilidade.

Interior
Se no exteriror o Uno é só quadrados, no interiror a história é diferente. Valorizaram-se as formas redondas. O volante teve inspiração no pequeno Fiat 500, com formatos circulares. O painel mescla ponteiros com marcadores digitais (velocímetro e conta-giros são ponteiros, nível do combustível e temperatura são digitais), todos remetendo a formas redondas. Dos poucos itens que são compartilhados com outros modelos da marca, os difusores de ar vieram do Doblô, os botões de acionamento dos vidros elétricos vieram do 500, a alavancas atrás do volante da família Palio, e os botões junto ao acendimento dos faróis auxiliares do Punto. E parou por aí, o resto é tudo novo dentro do Uno. A ergonomia que era um ponto adverso passou a ser elogiável no novo Uno. Os diversos porta-objeto facilitam a vida dentro do carro. Agora o Uno também conta com regulagem da altura do cinto de segurança, regulagem da altura do banco e regulagem da altura do volante (uma pena que tenha faltado regulagem de profundidade) e até descanso para o pé esquerdo. Espaço para os passageiros também evoluiu, tanto na frente como atrás há um excelente espaço quando considerando a categoria do carro. O porta-malas é dentro da média da categoria e leva 280 litros.

Personalização
Uma das grandes novidades da Fiat é a possibilidade de se personalizar o carro a gosto do dono assim como ocorres em modelos “fashions” como Mini Cooper, Smart e Fiat 500. Para isso a Fiat disponibilizou uma grande quantidade de adesivos, apliques e diferentes tipos de tecidos para o revestimento interno. São opcionais de fábrica seis kits de personalização distintos: Square, Smile, Jeans, Sunny, Tribal e Steel. Além destes existem mais três kits de personalização vendidos como acessórios nas concessionárias, são eles: WWW, Arabesco, Podium. São inúmeras possibilidades de personalização para deixar o carro com a cara do dono. Fora a personalização, a Fiat oferece 14 opções de cores para o novo Uno, sendo que três dessas são inéditas.

Versões e Preços
O Novo Uno é oferecido em quatro versões: Vivace 1.0, Attractive 1.4, Way 1.0 e 1.4. A versão de entrada Vivace é a de entrada e custará R$27.350 na versão quatro portas. Attractive 1.4 custa R$31.080 também na versão quatro portas. As versões Way, que é aquela com visual diferenciado, voltado ao aventureiro, ambas com quatro portas e motores 1.0 e 1.4 custarão R$28.490 e R$31.870 respectivamente. As opções de duas portas chegaram em 45 dias dias segundo a Fiat e custarão R$25.550 (Vivace 1.0), R$29.280 (Attractive 1.4), R$26.690 (Way 1.0) e 30.070 (Way 1.4). Com o lançamento do novo Uno, a Fiat aplicou um desconto de R$600 tanto no antigo Uno como também no Palio, para um melhor posicionamento do novo Uno na gama. A garantia do modelo é de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral o dono do veículo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil. As revisões do novo Uno só acontecem a cada 15 mil quilômetros ou um ano.

Novos motores Fire Evo
A Fiat promoveu mudanças nos atuais motores Fire e lhes deu o sobrenome Evo, que significa evolução. Foram aplicas diversas mudanças nos motores 1.0 e 1.4 que visam um menor atrito interno e menor peso dos componentes do motor que visam otimização do desempenho e redução do consumo de emissões e combustível. Agora o motor 1.0 Fire Evo gera potência máxima de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com álcool, a potência é de 75 cv e seu torque chega a 9,9 kgfm a 3.850 rpm. No motor 1.4 as mudanças geram potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm rodando somente com gasolina. Usando unicamente álcool, sua potência é de 88 cv e seu torque, 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O consumo dos motores, segundo dados divulgados pela Fiat a versão Vivace equipada com motor Fire 1.0 Evo apresenta consumo urbano de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (álcool) enquanto na estrada faz 20,1 km/l (gasolina) e 12,9 km/l (álcool). O motor Fire 1.4 Evo na versão Attractive traz os seguintes números de consumo de combustível: uso urbano, 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool); uso estrada, 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool). Na versão Way 1.0 o consumo é de 14,3 km/l no ciclo urbano, 18,2km/l na estrada (9,1km/l e 12,2km/l com álcool respectivamente. Na versão Way 1.4 o consumo é de 13,2km/l urbano e 17,7 km/l ( com etanol passa para 10,1 km/l e 12,4 km/l respectivamente).

Ao volante
O Novo Uno também surpreende ao volante. Não tem nada do antigo. A suspensão toda nova segue o padrão da Fiat, que visa o conforto dos ocupantes, mas em altas velocidades tende a flutuar um pouco. A rigidez estrutural aumentou consideravelmente no carro, e a dirigibilidade mostrou-se superior que do próprio Palio. Aliás, muitos donos de Palio devem migrar para o Uno. Quantos aos motores também agradaram bastante, tanto o 1.0 como o 1.4, apresentam desempenho muito bom no ciclo urbano, mas exigem uma certa compreensão na estrada. A Fiat espera emplacar de 10 a 12 mil unidades por mês do novo Uno. A concorrência que se cuide...

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