#vergonhariopreto : Valdomiro sanciona lei para recontratar os apadrinhados

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), sancionou o projeto de lei que cria 230 cargos em comissão e 266 funções gratificadas. A publicação no diário oficial está prevista para acontecer hoje ou terça-feira. A partir daí, o prefeito estará liberado para recontratar os apadrinhados do seu governo. O custo previsto é de R$ 14 milhão por ano. Os comissionados foram demitidos por força de decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, que considerou inconstitucionais as leis usadas para as nomeações anteriores.


A aprovação do projeto de lei na semana passada pela Câmara foi alvo de intensas manifestações de estudantes e entidades que participam do movimento #vergonhariopreto. Valdomiro sancionou a proposta aproveitando-se das atenções voltadas à presença da presidente Dilma Rousseff na cidade para inaugurar 1.993 casas do programa Minha Casa Minha Vida, no Parque Nova Esperança.

O vice-presidente da Câmara, Márcio Sansão (DEM), votou favorável ao projeto, mas ontem tentou se mostrar contrário à proposta. “#vergonhariopreto deve continuar alerta. Acompanhar nomeações no diário oficial. Estarei alerta e à disposição. O projeto é necessário”, escreveu Sansão em seu twitter.

Estudantes e representantes de entidades de Rio Preto prometem voltar à sessão da Câmara na próxima terça-feira. O grupo, que ficou conhecido nacionalmente como #vergonhariopreto pretende acompanhar todas as sessões a partir de um revezamento feito entre os próprios alunos. O grupo tenta organizar um grande protesto no dia 7 de setembro, durante o desfile da independência.

A fiscalização permanente do trabalho dos 17 vereadores faz parte da mobilização popular por conta da apresentação do chamado pacote de horrores formado por projetos de lei impopulares, como o aumento do número de vereadores de 17 para 23, que ainda não foi votado. O presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Vítor Ladeia, disse que a ideia é formar grupos dentro do movimento para acompanhar as votações e o trabalho dos vereadores.

Por meio das redes sociais - Facebook e Twitter -, os estudantes passaram a semana passada postando vídeos e debatendo sobre as manifestações em frente ao prédio do Legislativo por causa da votação do projeto dos apadrinhados que recria 230 cargos em comissão, além de 266 funções gratificadas. Apesar dos intensos protestos contra a aprovação da proposta com o apoio de 13 vereadores. Por conta das redes sociais, o tema ganhou repercussão nacionais em veículos como Estadão, Veja e até no blog do apresentador Marcelo Tas.

O presidente da Câmara, Oscarzinho Pimentel (PPS), e o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) foram os principais alvos da manifestação. O grupo aproveitou a presença de Dilma em Rio Preto para vaiar o prefeito e Oscarzinho. Para terça-feira, Oscarzinho fez uma pauta de votação sem nenhuma proposta polêmica.

É sua estratégia para desviar o foco do Legislativo, alvo de manifestações nas últimas duas semanas. “Hoje (20/08/2011) vamos fazer uma reunião na Represa. Queremos fazer um revezamento para acompanhar as sessões”, disse Ladeia. Além de programar acompanhamento constante das sessões, o movimento postou na internet diversos modelos de outdoors, faixas e adesivos que podem ganhar as ruas em breve. O grupo se cotiza para bancar os custos de impressão do material.

Fonte: Diário Web

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira "VERDADE" da saída de Evi Goffin na Banda Lasgo

Planet Pop Festival Live In Brazil (Vol 1 2004 e Vol 3 2006)